Governo visa acelerar exploração de petróleo na foz do Amazonas

Governo avalia troca no Ibama para viabilizar petróleo na foz do Amazonas

O governo brasileiro pretende agilizar a concessão de licenças para exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas | Foto: REUTERS/Ricardo Moraes
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Palácio do Planalto está avaliando a possibilidade de substituir o comando do Ibama com o objetivo de agilizar a concessão de licenças para a exploração de petróleo na bacia da foz do Rio Amazonas.

Um dos nomes considerados para assumir a posição é o ministro da Secretaria-Geral da Presidência Márcio Macêdo, do núcleo do PT e próximo ao Presidente Lula (PT).



ibama negou a licença

Ele poderia ser nomeado para o cargo com a intenção de desbloquear o processo. O Ibama negou a licença em maio de 2023, e a Petrobras interpôs um recurso pouco tempo depois. Até o momento, a empresa ainda aguarda uma decisão final sobre o caso.

O governo, no entanto, deseja que a licença seja emitida ainda no primeiro trimestre deste ano, como parte de uma estratégia para que a decisão final seja tomada o mais rapidamente possível. O objetivo é evitar que o debate sobre a liberação da exploração de petróleo interfira ou influencie negativamente a COP30, que será realizada em Belém.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES