Grupo lança manual de Ciências em Libras

O e-book de 79 páginas contém 11 capítulos com ilustrações e novos sinais criados para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS.

Avalie a matéria:
Manual de Libras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de docentes, egressos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e intérpretes de Libras, lançou o e-book "Manual de Libras para Ciências - A célula e o corpo humano" destinado à comunidade surda e aos profissionais da educação. O material é gratuito e o download pode ser feito através de um link disponibilizado no site oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

O e-book de 79 páginas contém 11 capítulos com ilustrações e novos sinais criados para os termos de Ciências que não existem em LIBRAS.

De acordo com os autores, o manual que pretende melhorar o ensino e a aprendizagem surgiu após as experiências dos estágios supervisionados em instituições de educação infantil. Dificuldades dos surdos, a inexistência de recursos, despreparo de professores, falta de intérprete em sala de aula e a transmissão do conteúdo sem a contextualização foram alguns dos obstáculos que comoveram os professores e alunos da UFDPar.

Segundo um dos organizadores da obra, o professor Jesus Rodrigues Lemos, o material editorial é uma “ferramenta” de inclusão da população surda. "Estes produtos ainda são incipientes no mercado editorial brasileiro e, consequentemente, no âmbito escolar. Com esta temática específica (corpo humano) é o primeiro a ser publicado no país", explica. 

Jesus Rodrigues enfatiza que o livro suprirá uma evidente lacuna no processo de comunicação no contexto do ensino formal, especificamente na Educação Básica (e também não formal) entre os surdos e os não surdos.

Os organizadores ressaltam ainda que o material auxiliará profissionais que atuam com os indivíduos com surdez, os tradutores e intérpretes da língua e os professores de Libras. (A.S.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES