HGV realiza curso de capacitação em Doação de Órgãos e Tecidos

O objetivo é sensibilizar para ampliar número de doadores no Estado

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) promove capacitação e sensibilização com  objetivo de capacitar e sensibilizar profissionais que atuam em unidades de saúde sobre a necessidade de se ampliar o número de potenciais doadores no Estado. A capacitação será realizada nos dias 29 de março a 1º de abril, pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cncdo-Pi) e a Organização de Procura de Órgão e Tecidos para Transplantes (OPO).

“A finalidade é mostrar aos profissionais que eles devem atuar como um multiplicador na disseminação das informações relativas ao processo de doação. Compreendendo que a possibilidade de se ter um doador vai desde o acolhimento da família, na chegada ao hospital, até os trâmites burocráticos”, explica o coordenador de enfermagem da OPO, Gilson Cantuário.

De acordo com ele, o processo de doação enfrenta duas grandes resistências. A primeira é a recusa familiar e a segunda é a notificação de potenciais doadores. Enquanto a fila por transplantes cresce, o número de doadores não segue o mesmo ritmo. O Piauí, por exemplo, possui apenas seis doadores por milhão de habitantes. É muito pouco”, observa.

Gilson Cantuário diz que, conforme a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o número de famílias que não autoriza a doação de órgãos e tecidos de parentes com diagnóstico de morte encefálica aumentou significativamente no Brasil. “Em sete anos, a taxa de recusa familiar dobrou, saltando de 22%, em 2008, para 44% em 2015. A recusa no Piauí chega a 64%”, conclui.

Dados da Cncdo-Pi revelam que a fila de espera por um transplante no Estado chega a 500 pessoas (córnea e rim). Mostram, ainda, que em 2015 foram feitas no Piauí 19 captações de múltiplos órgãos, 181 transplantes de córneas e 27 de rins. No Piauí, o HGV é o único que conta com uma equipe para retirada multiorgânica e que realiza transplante renal.

O evento acontece no auditório do HGV e é direcionado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. Para maiores informações procurar a OPO ou ligar para os números (86) 3221 – 3040 (Ramal 261)/9-8854-8858.

A Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cncdo-Pi) e a Organização de Procura de Órgão e Tecidos para Transplantes (OPO) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) promovem, de 29 de março a 1º de abril, um curso com o objetivo de capacitar e sensibilizar os profissionais que atuam em unidades de saúde sobre a necessidade de se ampliar o número de potenciais doadores no Estado.

“A finalidade é mostrar aos profissionais que eles devem atuar como multiplicadores na disseminação das informações relativas ao processo de doação. Compreendendo que a possibilidade de se ter um doador vai desde o acolhimento da família, na chegada ao hospital, até os trâmites burocráticos”, explica o coordenador de enfermagem da OPO, Gilson Cantuário.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES