Homens operados de câncer de próstata enfrentam depressão

A pesquisa foi feita na Flórida e revela como o lado psicológico dos homens com câncer de próstata é afetado

Urologista piauiense Giuliano Aita diz que tratamento deve ser focado em melhorar a qualidade de vida em geral | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ansiedade e depressão são algumas das sequelas que podem ficar em pacientes operados de câncer de próstata. Foi o que constatou uma pesquisa feita na Flórida recentemente e que foi publicada na edição online do Psycho-Oncology. Portanto, segundo adverte o urologista Giuliano Aita, a prevenção ainda é o melhor para evitar chegar a uma intervenção como essa e todos os seus efeitos posteriores.

Para alertar sobre a doença mais uma vez, a Sociedade Brasileira de Urologia, inclusive a seccional Piauí, prepara uma campanha para o próximo mês de novembro. ?É muito importante não pararmos de falar sobre o assunto, pois as mortes ainda são freqüentes por esse tipo de câncer. E não é só isso, existem sequelas físicas e emocionais, como prova esta pesquisa recente, que diminuem a qualidade de vida dos pacientes. Portanto, toda a atenção e frequência dos exames são fundamentais?, assevera Aita.

Ainda sobre o estudo, Giuliano comenta que ele comprovou que os homens que experimentam altos níveis de ?ansiedade específica do câncer? precisam de acompanhamento não só da equipe urológica, mas também psicológico. ?Diminuindo a tensão, certamente vai melhorar a qualidade de vida?, acrescenta o especialista.

Os dados mostram que pelo menos 95% dos homens que se submetem a cirurgia para a retirada de um câncer de próstata têm uma taxa de sobrevivência de 10 anos. Portanto, como a sobrevida é longa, é necessário, segundo os especialistas da pesquisa, que essa vida tenha a melhor qualidade possível.

Como lembra Giuliano Aita, mesmo que o câncer de próstata possa ser fatal, o fato é que a maioria dos homens que apresentaram a doença não deve morrer por causa dela.

De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, mais de 2,5 milhões de homens que foram diagnosticados com câncer de próstata, nos Estados Unidos, continuam vivos. No Brasil, não é diferente e as probabilidades de sobrevivência, por longos períodos de tempo depois da cirurgia de câncer de próstata, são muito altas.

Nesse estudo, os pesquisadores da Clínica Mayo examinaram o caso de 365 homens que, um ano após a cirurgia para remoção do câncer de próstata, responderam a um questionário, elaborado para medir os níveis de ansiedade, derivada do fato de haverem sido diagnosticados e tratados do câncer de próstata. Os homens também responderam a um outro questionário, elaborado para medir os níveis da função erétil, satisfação sexual e depressão.

Esses resultados mostram que os homens que relataram altos níveis de ansiedade são os que descrevem níveis mais baixos de satisfação sexual e taxas altas de sintomas de depressão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES