Hospital Justino Luz do município de Picos vai receber 30 UTIs

A informação é da secretaria estadual de saúde.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para melhorar a qualidade de vida dos piauienses, suprindo a necessidade de atendimento de urgência, além da normalidade do atendimento básico, o Governo do Piauí, através da Secretaria do Estado da Saúde (Sesapi), está implantando cerca de 100 Unidades de Terapia Intensiva em vários municípios do estado.

Em Picos, o Hospital Regional Justino Luz, foi contemplado com 30 leitos de UTI, que serão divididos entre UTI neonatal, adulta e Unidade Intermediária, para a realização de atendimentos de alta complexidade.

De acordo com o superintendente estadual de assistência hospitalar, Gerardo Rebelo, reuniões com os profissionais da saúde de diferentes pólos regionais, estão acontecendo em todo o estado, com o objetivo de chamar atenção desses profissionais para a responsabilidade e o compromisso com a população.

“O objetivo é potencializar e avançar os atendimentos nas grandes regionais, como por exemplo, Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano, Bom Jesus, e Uruçuí.

O objetivo é que essas cinco macrorregiões sejam otimizadas para que o atendimento na realidade, não seja sempre vocacionado para Teresina, mas aconteça nas grandes regiões, e com isso possa melhorar a qualidade de vida da população em cada uma dessas regionais”.

Os serviços e a nova estrutura dos polos de saúde são essenciais, não somente para descentralizar os atendimentos e evitar a superlotação nos hospitais públicos de Teresina, mas principalmente para que esses hospitais recebam uma estrutura para melhor atender à população.

O superintendente Gerardo Rebelo, destaca que o secretário Francisco Costa, ao assumir a Secretaria de Saúde, teve a preocupação e a iniciativa de realizar um estudo sobre a situação da área no estado, e se deparou com uma realidade nada agradável, várias obras paradas. A solução de imediato foi a retomada de obras e reunir os profissionais da saúde para lembrá-los do compromisso com o atendimento à população.

“A necessidade de realmente se ver um novo panorama, foi com grandes obras paradas, especificamente na área da saúde. Designado pelo governador Wellington Dias, para assumir a Secretaria de Saúde, Francisco Costa retomou essas obras. Realizamos um estudo, e pela necessidade, como também pelo clamor da sociedade, essas obras foram retomadas.

Picos é uma grande região em que as pessoas clamam por saúde. Nossa visita aqui é para tentar reestabelecer de forma imediata, não somente a parte física, mas também a operacional.

Tenho certeza que com a conclusão dessas obras a população de Picos vai ter orgulho de ser dessa região, esse é o objetivo, e essa é uma política marcante na área da saúde determinada pelo governador Wellington Dias”.

Segundo o diretor do Hospital Justino Luz, Valério Azevedo, as obras que tiveram início em outubro de 2013, ficaram paralisada por meses e foram retomadas em fevereiro deste ano.

O administrador ressalta que a ampliação do prédio é essencial para descentralizar os atendimentos de média e alta complexidade no interior do estado.

“A resolubilidade vai ser bem maior no tocante a realização de procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, assim como também a assistência a pacientes críticos”.

Recentemente o Hospital Justino Luz foi contemplado no programa de rede do Ministério da Saúde com um centro de parto normal. O Centro será construído em anexo a estrutura do prédio da casa de saúde, onde vai oferecer uma estrutura de parto humanizado com cinco salas equipadas com o que há de mais moderno em termos de obstetrícia e estrutura assistencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES