HUT fecha o ano de 2018 com mais de 50 mil atendimentos

Os acidentes de trânsito permanecem como primeiro motivo de entrada

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Referência em alta complexidade para o atendimento de vítimas de traumas o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) realizou, somente esse ano, 50.807 atendimentos e 12.795 cirurgias. Desde sua inauguração, maio de 2008, foram 727.373 atendimentos e 122.856 cirurgias. Os acidentes de trânsito permanecem como primeiro motivo de entrada no Hospital, representando 20% do total de atendimentos.

Dentre os acidentes de trânsito que deram entrada no HUT em 2018 estão: 8.108 vítimas de acidentes com motocicleta, 480 vítimas de acidentes de carro, 917 de atropelamentos e 129 com outros veículos. O total de acidentes de trânsito em 2018 foi de 9.634. O atendimento de vítimas de acidentes com motocicleta corresponde a 84% do total de acidentes de trânsito.

Por conta dessa grande demanda de vítimas de trauma, o HUT foi habilitado junto ao Ministério da Saúde para o atendimento de alta complexidade em neurocirurgia, ortopedia e nutrição. Essas especialidades compõem as equipes que ficam de plantão 24 horas por dia para realizar o atendimento de vítimas politraumatizadas.

De acordo com o cirurgião e diretor geral do HUT, Dr. Gilberto Albuquerque, os pacientes vítimas de trauma são quase sempre muito graves e necessitam de um atendimento multiprofissional. “Quando uma pessoa vítima de qualquer tipo de trauma dá entrada no HUT, ela passa pela avaliação de diversos especialistas como neurocirurgião, cirurgião geral e ortopedista. Dependendo ainda de cada caso, outros especialistas são acionados para darem seus pareceres. A partir daí, o diagnóstico é fechado e o paciente é encaminhado para cirurgia ou, se for o caso, somente tratamento medicamentoso e observação”, explicou Dr. Gilberto.

Depois dos acidentes de trânsito, os motivos de procura por atendimento no HUT que mais se destacaram em 2018 foram, em segundo lugar, o mal súbito com 18,6% do total de atendimentos e dor no olho com 7,7%. O mal súbito, segundo o Dr. Gilberto, é um mal estar repentino que acontece sem um motivo aparente. “Nesses casos, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para um serviço de saúde mais próximo. Como não se sabe o que provocou o mal estar, a probabilidade de ser algo sério é muito alta”, destacou o diretor.

As especialidades atendidas pelo HUT são: Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Pediatria, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Cirurgia Neurológica, Clínica Geral, Endoscopia Digestiva, Endoscopia Peroral, Colonoscopia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Ultrassonografia, Urologia, Radiologia, Infectologia, Nutrologia, Anestesiologia Pediátrico, Anestesiologia Adulto, Intensivista Adulto, Intensivista Pediátrico, Ecocardiografista Adulto e Ecocardiografista Pediátrico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES