Um acidente inusitado e trágico mudou a vida de um idoso de 72 anos em Piacatu, interior de São Paulo. O aposentado ficou tetraplégico depois de ser “atropelado” por um cachorro que corria solto pela rua. Ele chegou a ficar em coma, mas acordou e segue internado na UTI da Santa Casa de Araçatuba.
O caso aconteceu no dia 7 de agosto e foi registrado por uma câmera de segurança. Nas imagens, o idoso aparece caminhando tranquilamente pela calçada quando é surpreendido por dois cães soltos. Um deles atinge as pernas do homem, que cai com força no asfalto e bate a cabeça. O impacto foi tão forte que ele perdeu os movimentos do pescoço para baixo.
Segundo boletim médico divulgado na última quinta-feira (2), o paciente recuperou as funções vitais, mas perdeu completamente a função motora e sensorial do pescoço às pernas. Ele respira com a ajuda de aparelhos e permanece em estado grave. A equipe médica avalia a possibilidade de transferi-lo para um setor especializado em cuidados intermediários.
Logo após o acidente, moradores que presenciaram a cena prestaram socorro e levaram o idoso ao pronto-socorro da cidade. Ele levou dez pontos na cabeça e, durante exames, uma fratura no nariz também foi identificada. De lá, foi transferido para Bilac e, em seguida, para Araçatuba, onde está internado desde então.
O tutor do cachorro contou à família da vítima que o animal escapou de casa e não tinha o costume de andar sozinho na rua. Ele estaria prestando apoio à família e acompanhando o caso. O episódio reacendeu o debate sobre a responsabilidade dos donos de animais soltos em vias públicas e o perigo que isso representa, especialmente para idosos.