Inscrições Sisu encerram nesta quarta; UFPI divulga novo edital

Na UFPI, estão disponíveis para o primeiro semestre de 2021 um total de 2888 vagas em 66 cursos de graduação.

SISU | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nessa segunda-feira (12), a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) divulgou o Edital 04/2021, trazendo alterações no cronograma do SISU na UFPI. O documento apresenta, por exemplo, novas datas de submissão on-line para comprovação de critérios exigidos para ocupação de vagas das cotas, datas para formalizar recursos e também datas da matrícula institucional.

O novo edital publicado pela UFPI é motivado pelo anúncio do Ministério de Educação (MEC) que prorrogou até às 23h59 desta quarta (14) as inscrições ao Sistema de Seleção Unificada (SISU). Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), estão disponíveis para o primeiro semestre de 2021 um total de 2888 vagas em 66 cursos de graduação presencial nos Campi de Teresina, Picos, Floriano e Bom Jesus. As inscrições ocorrem no site do SISU.

Para participar do SISU, o candidato precisa ter realizado a prova do Enem Impresso ou Digital 2020, obtido nota superior a zero na prova de Redação, e não ter feito o teste como treineiro. Na UFPI, metade das vagas é reservada ao acesso de cotistas.  

Inscrições Sisu encerram nesta quarta - Foto: Reprodução

Novas datas

Entre as mudanças apresentadas no Edital 04/2021, estão o prazo para submissão on-line para comprovação de situação socioeconômica e/ou comprovação de deficiência para acesso às cotas, etapa que ocorre entre os dias 19 e 20 de abril.

Também durante os dias 19 e 20 de abril, acontece a etapa da Heteroidentificação, em que os candidatos que desejam ocupar vagas reservadas a autodeclarados pretos, pardos ou índios, precisam fazer a submissão on-line, para comprovação da condição exigida pela cota.

Ainda nos dias 19 e 20 de abril, começa também a primeira etapa das matrícula, a Matrícula Institucional, para calouros da ampla concorrência e candidatos cotistas com solicitação deferida pela Universidade. A matrícula é on-line pelo site ufpi.br/matriculagraduação.

Já a matrícula institucional para quem precisar recorrer da solicitação de ocupar vaga de cotista e obtiver deferimento ocorre no dia 23/04, das 14h às 17h, também pelo site ufpi.br/matriculagraduaçao.

As Matrículas Curriculares (segunda etapa das matrículas, que vincula o aluno às disciplinas) terá data anunciada no Calendário Acadêmico 2021.1, ainda não disponível.Também será On-line (via portal do discente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas-SIGAA).

O Edital 07/2021 UFPI de Seleção do SISU na Universidade foi divulgado no dia 29 de março e traz todas as informações para ocupação das vagas via SISU do Primeiro Semestre de 2021. A distribuição detalhada das vagas por curso e campus está informada no Termo de Adesão, ,que apresenta ainda informações sobre turnos, semestre de ingresso, modalidades de concorrência, além de pesos e notas mínimas estabelecidas pela UFPI para cada curso e turno.

Exceto para os Curso de Letras-Libras e Artes, que também utilizam a nota do Enem, mas que possuem editais próprios lançados pela Copese, a UFPI distribui a totalidade das vagas de seus cursos via SISU, com entradas em ambos os semestres, não sendo permitido ao candidato escolher em qual semestre ingressar na Instituição. O chamamento dos aprovados será realizado por ordem de classificação dentro de cada uma das modalidades de concorrência.

Cotas

Conforme determina a Lei nº 12.711/2012, 50% das vagas ofertadas via SISU, ou seja, 1444 vagas, são destinadas a candidatos que estudaram, pelo menos, todo o ensino médio na rede pública. A partir dessa condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; e pessoas com deficiência - desde que também tenham cursado todo o ensino médio em colégio público.

Análise para cotas de autodeclarados preto, pardo ou indígena

Obrigatoriamente, candidatos autodeclarados pretos ou pardos ou indígenas passarão por procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada pela Comissão de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. O candidato que não atender aos procedimentos previstos será considerado desistente.

Análise para cota de pessoas com deficiência

O candidato que pretende preencher vaga facultada à pessoa com deficiência, conforme a Lei n°13.409/2016, deverá passar por avaliações para comprovar a deficiência, sob responsabilidade de comissão supervisionada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC/UFPI).

O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do seletivo do SISU será publicado no dia 16 de abril no site sisu.mec.gov.br.

Lista de Espera

 As vagas não ocupadas na chamada regular do SiSU primeira edição de 2021 serão preenchidas com a utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU, em sucessivas convocações posteriores, por meio de Edital divulgado na página eletrônica da UFPI (www.ufpi.br/matriculagraduacao).

Confira o quadro de vagas SISU 2021.1 ( Publicação em 29 de março)

Confira o Edital PREG 02/2021 com o cronograma do SISU 2021. na UFPI. ( publicação em 31 de março)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES