SEÇÕES

INSS monta comitê estratégico para reduzir fila de 2,8 milhões de processos

Estrutura vai monitorar aumento de solicitações e propor medidas para agilizar análise dos processos até junho de 2026.

Fila dentro de agência do INSS | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Siga-nos no

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um comitê estratégico para reduzir a fila de 2,8 milhões de pedidos de benefícios, como aposentadorias, pensões e salário-maternidade. A decisão foi anunciada após o órgão registrar aumento de 23% no volume de solicitações.

De acordo com o governo, o novo comitê será responsável por monitorar, avaliar e propor soluções para acelerar a análise dos processos. O INSS informou que, mesmo com o crescimento da fila, o tempo médio para concessão de benefícios caiu e atualmente é de 35 dias.

Dados da autarquia apontam que cerca de 920 mil processos podem ser solucionados diretamente pelo instituto. Outros 1,9 milhão dependem de pendências externas, como falta de documentos e biometria. O comitê deverá atuar também na busca de “soluções e melhorias” para esses casos.

O prazo para conclusão dos trabalhos do grupo foi estabelecido para 30 de junho de 2026. Conforme o INSS, o presidente do órgão, Gilberto Waller, destacou que apenas um terço da fila depende exclusivamente da atuação do instituto. Ele também reconheceu a importância dos mutirões realizados para reduzir o estoque de processos.

Com informações da Agência Brasil

Tópicos
Carregue mais
Veja Também