A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) realiza neste domingo (4) uma reunião extraordinária de ministros das Relações Exteriores para discutir a situação da Venezuela após o ataque realizado pelos Estados Unidos no sábado (3). O ncontro ocorrerá por videoconferência, a partir das 14h.
O Brasil será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que participa da reunião a partir do Palácio Itamaraty, em Brasília. Com a escalada das tensões na América Latina, o chanceler precisou interromper o período de férias e retornar à capital federal.
Escalada de tensão na região
Durante coletiva de imprensa no sábado, após a segunda reunião do governo brasileiro sobre o tema, a secretária-geral de Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, informou que a convocação do encontro da Celac já estava em articulação diante do agravamento da crise.
A reunião ocorre após a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, pelos Estados Unidos, fato que intensificou a instabilidade política e diplomática na região.
Celac reúne 33 países
A Celac é formada por 33 países da América Latina e do Caribe e tem como objetivo fortalecer o diálogo regional e articular posições comuns entre seus membros. Atualmente, a presidência do bloco está sob responsabilidade da Colômbia, governada por Gustavo Petro.
Com a retirada de Nicolás Maduro do poder, a vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu o comando da Venezuela e declarou que o país não irá se render às pressões dos Estados Unidos.
A secretária-geral do Itamaraty confirmou que o Brasil reconhece Delcy Rodríguez como presidente da Venezuela.