SEÇÕES

Ao menos nove pessoas são mortas em ataque dos EUA contra Houthis no Iêmen

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou bombardeio na capital iemenita, Sanaa

Ao menos nove pessoas são mortas em ataque dos EUA contra Houthis no Iêmen | Foto: Reprodução/X
Siga-nos no

Pelo menos nove civis morreram e nove ficaram feridos em ataques dos Estados Unidos em Sanaa, capital do Iêmen, neste sábado (15), conforme o Ministério da Saúde local. Imagens da Reuters mostraram fumaça subindo do local do ataque, com sons de orações ao fundo. 

A Al Masirah TV, controlada pelos Houthis, também noticiou o ataque, mas sem fornecer mais informações. 

Os ataques, ordenados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aconteceram poucos dias após os Houthis anunciarem planos de retomar os ataques a navios de Israel nos mares Vermelho e Arábico, no Estreito de Bab al-Mandab e no Golfo de Áden, após um período de calmaria iniciado em janeiro com o cessar-fogo em Gaza. 

PRESIDENTE FEZ ALERTA

Trump havia alertado os Houthis, dizendo que "o inferno cairá sobre vocês" caso não parassem de atacar embarcações comerciais e navios de guerra dos EUA.

Desde novembro de 2023, os Houthis lançaram mais de 100 ataques a navios, afirmando agir em solidariedade aos palestinos na guerra com o Hamas. O grupo afundou dois navios, apreendeu outro e matou quatro marinheiros, afetando o transporte marítimo global.

Trump alertou o Irã, apoiador dos Houthis, para cessar seu apoio, afirmando que os EUA responsabilizariam o país caso ameaçassem os Estados Unidos.  

Tópicos
Carregue mais
Veja Também