Pelo menos nove civis morreram e nove ficaram feridos em ataques dos Estados Unidos em Sanaa, capital do Iêmen, neste sábado (15), conforme o Ministério da Saúde local. Imagens da Reuters mostraram fumaça subindo do local do ataque, com sons de orações ao fundo.
A Al Masirah TV, controlada pelos Houthis, também noticiou o ataque, mas sem fornecer mais informações.
Os ataques, ordenados pelo presidente dos EUA, Donald Trump, aconteceram poucos dias após os Houthis anunciarem planos de retomar os ataques a navios de Israel nos mares Vermelho e Arábico, no Estreito de Bab al-Mandab e no Golfo de Áden, após um período de calmaria iniciado em janeiro com o cessar-fogo em Gaza.
PRESIDENTE FEZ ALERTA
Trump havia alertado os Houthis, dizendo que "o inferno cairá sobre vocês" caso não parassem de atacar embarcações comerciais e navios de guerra dos EUA.
Desde novembro de 2023, os Houthis lançaram mais de 100 ataques a navios, afirmando agir em solidariedade aos palestinos na guerra com o Hamas. O grupo afundou dois navios, apreendeu outro e matou quatro marinheiros, afetando o transporte marítimo global.
Trump alertou o Irã, apoiador dos Houthis, para cessar seu apoio, afirmando que os EUA responsabilizariam o país caso ameaçassem os Estados Unidos.