SEÇÕES

Após campanha tensa, Donald Trump e Zohran Mamdani têm encontro cordial na Casa Branca

Reunião na Casa Branca marca mudança de postura após meses de críticas; Trump e Zohran Mamdani destacam compromisso comum com Nova York.

Zohran Mamdani, à esquerda, e Donald Trump, à direita | Foto: Jonathan Ernst/Reuters
Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou um tom amistoso durante o primeiro encontro com o prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, realizado nesta sexta-feira (21) na Casa Branca. A reunião marcou uma mudança significativa em relação às críticas trocadas durante a campanha pela prefeitura da maior cidade do país. O encontro foi anunciado por Trump dois dias antes e começou a portas fechadas, sem a presença da imprensa.

Em entrevista coletiva no Salão Oval, Trump afirmou que deseja sucesso ao novo prefeito. “Quanto melhor ele se sair, mais feliz eu fico”, declarou. O presidente descreveu Mamdani como uma figura política não convencional, com potencial para “fazer algo grandioso por Nova York”. Ele acrescentou que o socialista pode “surpreender algumas pessoas conservadoras” e também “algumas pessoas muito liberais”.

Durante a disputa eleitoral, Trump apoiou o democrata Andrew Cuomo e chegou a ameaçar cortar o financiamento federal destinado à cidade caso Mamdani fosse eleito. Em publicações nas redes sociais, o presidente chamou o então candidato de “comunista” e afirmou que Nova York “pode piorar com um comunista no comando”.

Mamdani respondeu às críticas durante o discurso de vitória, em 5 de novembro, prometendo “inaugurar uma geração de mudanças”. Ele afirmou que “se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o elegeu”.

Trump recebe Zohran Mamdani na Casa Branca | Foto: Jonathan Ernst/Reuters 

A mudança de tom ficou evidente quando o presidente garantiu que irá colaborar com projetos da futura gestão, como iniciativas para criação de moradias acessíveis. “Quanto melhor ele se sair, mais feliz eu fico... Não vai haver diferença partidária. Nós vamos ajudá-lo”, disse Trump.

Mamdani também adotou uma postura moderada durante a reunião. O prefeito eleito afirmou que o encontro ocorreu em um “lugar de admiração compartilhada e amor a Nova York” e destacou que ambos falaram sobre o custo de vida na cidade. 

“O que eu realmente aprecio no presidente é que a reunião que tivemos não se concentrou nos pontos de discordância — que existem, e muitos — mas sim no propósito comum que temos de servir aos nova-iorquinos”, disse.

A aproximação sugere que o presidente e prefeito eleito podem colaborar em temas como acessibilidade financeira e políticas para enfrentar o alto custo de vida em Nova York. A administração de Mamdani deve assumir em janeiro, dando início a um governo considerado inédito pela plataforma socialista que o elegeu.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também