Ataque israelense mata 7 funcionários de ONG que distribuíam comida em Gaza

A WCK informou que iria interromper imediatamente as suas operações na região e que tomaria decisões em breve sobre o futuro do trabalho

Avalie a matéria:
Guerra em Gaza | AFP

Um ataque aéreo de Israel no centro da Faixa de Gaza matou sete pessoas que trabalhavam na World Central Kitchen (WCK), ONG do chef espanhol José Andrés, afirmou a organização na segunda-feira (1º). O comboio foi atingido quando saía de um armazém em Deir al-Balah, onde descarregou mais de 100 toneladas de alimentos levados por mar.

Além de palestinos, há entre as vítimas pessoas da Polônia, do Reino Unido e da Austrália, além de um cidadão com nacionalidade dos Estados Unidos e do Canadá. Eles viajavam em três veículos, dois deles blindados e com o logotipo da WCK, disse a organização em um comunicado.

"Este não é apenas um ataque contra a WCK, é um ataque às organizações humanitárias que atuam nos locais mais terríveis em que os alimentos são usados como arma de guerra", disse Erin Gore, executiva-chefe da World Central Kitchen. "Isso é imperdoável".

Os militares israelenses disseram que fazem uma revisão completa para compreender as circunstâncias do que chamaram de incidente trágico. Segundo eles, um órgão especializado independente e profissional investigará as mortes.

O Hamas disse que o ataque teve como objetivo aterrorizar os trabalhadores das agências humanitárias internacionais, dissuadindo-os das suas missões. A WCK informou que iria interromper imediatamente as suas operações na região e que tomaria decisões em breve sobre o futuro do trabalho.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES