SEÇÕES

Avião cargueiro cai no mar em Hong Kong e mata duas pessoas; vídeo

Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos local classificou o episódio como um 'acidente' e informou que a investigação está em andamento

Avião de carga da Emirates derrapou e caiu no mar em Hong Kong | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas após um avião de carga da Emirates derrapar na pista e cair no mar durante o pouso no Aeroporto Internacional de Hong Kong, na China. O acidente ocorreu por volta das 3h50 da manhã desta segunda-feira, 19, no horário local.

O avião atingiu um veículo em solo, que também caiu na água. Os dois homens a bordo do carro, de 30 e 41 anos, não resistiram. Os quatro tripulantes da aeronave foram resgatados com vida e levados a um hospital.

Equipes de resgate encontraram a aeronave partida, flutuando no mar, enquanto os tripulantes aguardavam pelo socorro com a porta aberta, sem ferimentos aparentes, segundo o Corpo de Bombeiros.

De acordo com as autoridades, os pilotos não solicitaram ajuda à torre de controle antes do pouso e taxiaram a aeronave até a metade da pista antes de derrapar para a esquerda e cair no mar.

Funcionários localizados após 40 minutos de buscas

Os dois funcionários do aeroporto só foram localizados após 40 minutos de buscas, presos dentro do veículo atingido.

"O carro de patrulha não entrou correndo na pista. Foi o avião que saiu da pista e bateu no carro de patrulha do lado de fora da cerca", explicou Steven Yiu, diretor executivo de operações aeroportuárias, durante coletiva de imprensa.

A Autoridade de Investigação de Acidentes Aéreos de Hong Kong classificou o episódio como "acidente" e informou que uma investigação está em andamento. Serão analisados sistemas de voo, operação e manutenção da aeronave, entre outros fatores. Equipes ainda buscam o gravador de voz da cabine e o gravador de dados de voo.

Não havia carga a bordo do avião no momento do acidente. A Emirates esclareceu que o Boeing 747 cargueiro, de matrícula EK 9788, era operado pela ACT Airlines, com aeronave e tripulação alugadas. A aeronave tem 32 anos, segundo dados do Flightradar24.

A pista norte do terminal, uma das mais movimentadas da Ásia, foi temporariamente fechada, enquanto as demais pistas do aeroporto continuam em operação.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também