Brasileira é designada chefe de gabinete de secretário-geral da ONU

O português Antonio Guterres, assume o cargo em 1º de janeiro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O futuro secretário-geral da ONU Antonio Guterres, que assume o cargo em 1º de janeiro, designou nesta quinta-feira (15) a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti como sua chefe de gabinete, segundo o porta-voz da ONU.

Guterres também indicou como sub-secretária-geral a ministra do Meio Ambiente da Nigéria, Amina Mohammed, disse o porta-voz. Amina Mohammed, que foi assessora especial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, substituirá no cargo o sueco Jan Eliasson.

O secretário-geral eleito também anunciou que a coreana Kyung-wha Kang será sua assessora para assuntos políticos.

Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora do Brasil junto à ONU entre 2007 e 2013, quando se tornou embaixadora do Brasil na Alemanha.

Em um período anterior na Missão do Brasil na ONU, atuou como vice-presidente da comissão preparatória da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo, entre outras ocupações.

No Brasil, ocupou diversos cargos no Ministério de Relações Exteriores, como diretora-geral do Departamento de Organizações Internacionais, de Direitos Humanos e Assuntos Sociais e chefe da Divisão da América do Sul, onde foi responsável pelas relações com Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Além de se formar no Instituto Rio Branco, a diplomata é graduada em economia pela Universidade de Brasília, onde também concluiu um curso de pós-graduação. Maria Luiza Ribeiro Viotti nasceu em 1954 em Belo Horizonte (MG).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES