Não é difícil confundir Azad Singh com um aluno da pré-escola. Mas o indiano de 22 anos acabou de realizar o sonho de ser professor - o mais baixo do mundo, segundo o tabloide britânico The Sun.
Azad tem um raro problema genético e teve o crescimento interrompido pela doença aos 5 anos. Ele mede 91 centímetros de altura, e possui feições semelhantes às de uma criança. O indiano veste roupas feitas para meninos de 7 anos.
Na escola onde Azad dá aulas de informática, na cidade de Gurgaon, todos os alunos são mais altos do que ele. O indiano costuma subir em uma mesa para alcançar o quadro e ganhou dos estudantes o apelido ?senhorzinho?. Mas garante que isso não o incomoda:
- Não me importo. Consegui o que sempre quis. As pessoas me tratam diferente, com um pouco mais de respeito, agora que eu tenho um emprego - disse ele ao tabloide britânico The Sun.
Os pais de Azad não tinham dinheiro para bancar o tratamento que ele precisava, com hormônios. Por isso o jovem parou de crescer. Durante toda a vida, ele sofreu com as brincadeiras de mau gosto no colégio. Alguns colegas diziam que ele seria sequestrado pelo circo, e isso o deixava com medo até de sair de casa.
- Isso fez com que eu me esforçasse mais para alcançar os meus objetivos - disse o indiano, que ganha 10.000 rúpias indianas por mês (cerca de R$ 360).
A irmã de Azad, Maxmi, de 19 anos, o leva todos os dias ao trabalho, de motocicleta. Ela morre de orgulho do irmão mais velho. E a mãe deles, Parvati, de 52 anos, só tem motivos para sorrir, ao falar do filho:
- Ele finalmente encontrou a felicidade - disse ela.