SEÇÕES

Com apoio de Israel, Trump apresenta plano de paz para Gaza

EUA propõe plano de paz para Gaza com Conselho da Paz presidido por Trump. Hamas tem 72h para libertar reféns. Entenda a proposta.

Eua propõe plano de paz para gaza com trump no conselho | Foto: REUTERS/Jonathan Ernst
Siga-nos no

Os Estados Unidos divulgaram nesta segunda-feira (29) um plano para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. A proposta prevê a criação de um “Conselho da Paz” internacional — que teria Donald Trump como presidente —, anistia para integrantes do Hamas que entregarem as armas e a possibilidade de criação de um Estado palestino.

Segundo o texto, Gaza seria transformada em uma zona “desradicalizada”, sem grupos armados, e passaria por um processo de reconstrução conduzido por um comitê palestino tecnocrático com apoio de especialistas internacionais. Até a última atualização desta reportagem, o Hamas não havia se manifestado sobre a proposta.

O plano estabelece que o Hamas teria até 72 horas para devolver todos os reféns israelenses mantidos em Gaza. A proposta prevê ainda que o novo conselho internacional supervisione a implementação das medidas; o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair também é apontado como integrante da estrutura. Não está claro se Israel faria parte do conselho.

Em entrevista coletiva, Trump advertiu que, caso o Hamas rejeite o plano, os Estados Unidos apoiariam ações militares para “eliminar” o grupo. Ao lado do ex-presidente, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse apoiar a iniciativa e afirmou que Israel prosseguirá a ofensiva caso o Hamas não aceite os termos. “Se o Hamas rejeitar o plano, senhor presidente, ou se supostamente aceitá-lo e depois o sabotar, então Israel concluirá o trabalho por conta própria”, afirmou Netanyahu.


Tópicos
Carregue mais
Veja Também