Donald Trump é declarado culpado em caso sobre fraude e suborno a atriz pornô

Embora tenha sido considerado culpado pelos jurados, a sentença final será determinada pelo juiz Juan Merchan, esperada nos próximos dias.

Avalie a matéria:
O ex-presidente Donald Trump durante julgamento nesta quinta-feira (30) | Seth Wenig/REUTERS

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, foi considerado culpado nesta quinta-feira (30) por esconder contabilmente o pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels durante as eleições de 2016. Naquela disputa, ele venceu a rival Hillary Clinton.

Embora tenha sido considerado culpado pelos jurados, a sentença final será determinada pelo juiz Juan Merchan, esperada nos próximos dias. Trump foi julgado por 34 crimes classificados como leves em Nova York, de classe E. As penas previstas chegam a 4 anos.

TRUMP VAI SER PRESO?

Normalmente, o juiz permite o cumprimento das penas simultaneamente, resultando em um máximo de 4 anos de prisão no pior cenário. Entretanto, analistas acreditam que é improvável que o ex-presidente seja preso de fato.

Entre as circunstâncias consideradas pelo juiz para mitigar a pena de Trump estão:

- Esta é sua primeira condenação criminal.

- O crime não envolveu violência.

- Trump tem 77 anos de idade.

- Ele já foi presidente e poderia ser novamente.

- A condenação provável seria uma multa e liberdade condicional.

Há especulações na mídia americana sobre a possibilidade de Trump ser eleito e conceder um perdão presidencial a si mesmo. No entanto, juridicamente, não está claro se isso é possível. Neste caso, a condenação ocorreu em Nova York, portanto, cabe ao governador do estado conceder o perdão.

ELE AINDA PODE SER PRESIDENTE?

Trump tem afirmado ser vítima de perseguição política, alegando que o julgamento é parte de uma campanha para impedir seu retorno à Casa Branca. Esta é a primeira vez que um ex-presidente dos EUA é acusado e condenado criminalmente, e o impacto eleitoral ainda é incerto. A votação está agendada para 5 de novembro.

Nos Estados Unidos, uma pessoa condenada criminalmente pode concorrer à presidência, mesmo se estiver presa.

A Constituição dos EUA estabelece os seguintes requisitos para a presidência:

- Ser nascido nos EUA.

- Ter pelo menos 35 anos.

- Ter residido nos EUA por pelo menos 14 anos.

Portanto, a Constituição não impede que uma pessoa condenada criminalmente seja presidente. Pelo menos dois outros políticos concorreram à presidência dos EUA mesmo com condenações criminais:

- Cerca de 100 anos atrás, Eugene Debs concorreu mesmo estando preso. Ele representava o Partido Socialista e recebeu cerca de 1 milhão de votos.

- Lyndon LaRouche foi candidato à presidência em todas as eleições entre 1976 e 2004. Em uma delas, mesmo preso, obteve 26 mil votos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES