SEÇÕES

Especialistas em saúde na Índia se mobilizam para conter surto do vírus mortal Nipah

Duas enfermeiras em um hospital na Índia estão infectadas com o patógeno transmitido por morcegos que inspirou o filme de Hollywood Contágio

Vírus isolado Nipah observado em laboratório | Foto: Reprodução/ Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA
Siga-nos no

Dois casos do vírus Nipah, um patógeno raro transmitido por morcegos, foram confirmados em um hospital indiano, levando a um alerta nacional, bem como a medidas locais de quarentena e vigilância.

Os casos, ambos em enfermeiras que trabalham no Hospital Multiespecializado Narayana, em Barasat, Bengala Ocidental, a 26 quilômetros da capital Calcutá, aumentaram os temores de que a doença, que inspirou o filme de Hollywood Contágio, possa estar se espalhando sem ser detectada.

“Duas enfermeiras de um hospital particular estão infectadas com o vírus Nipah, e uma delas está em estado crítico”, disse ao The Telegraph o Sr. Narayan Swaroop Nigam, Secretário Principal do Departamento de Saúde e Bem-Estar Familiar de Bengala Ocidental.

As duas enfermeiras trabalharam juntas entre 28 e 30 de dezembro. Entre 31 de dezembro e 2 de janeiro, apresentaram febre alta e dificuldade respiratória, sendo internadas na unidade de terapia intensiva do hospital em 4 de janeiro, após o agravamento de seus quadros clínicos.

Investigações iniciais sugerem que ambas as enfermeiras, uma das quais está em coma, contraíram o vírus enquanto tratavam um paciente com sintomas respiratórios graves, que faleceu antes que os testes pudessem ser realizados, segundo fontes do hospital.

“A fonte mais provável de infecção é um paciente que já havia sido internado no mesmo hospital. Esse indivíduo está sendo tratado como o caso índice suspeito, e as investigações estão em andamento”, afirmou um alto funcionário da saúde envolvido nos esforços de vigilância do vírus Nipah em Bengala Ocidental.

O surto levou as autoridades de saúde a impor quarentena e medidas de vigilância de emergência e rastreamento de contatos na área. Até o momento, 180 pessoas foram testadas e 20 contatos de alto risco foram colocados em quarentena.

“Todos eles são assintomáticos e testaram negativo. Faremos novos testes neles antes do término da quarentena de 21 dias”, disse o Sr. Nigam.

(Com informações do The Telegraph)

Tópicos
Carregue mais
Veja Também