EUA cobram resposta de Israel sobre ataque durante distribuição de alimentos

Porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, diz que está em comunicação com autoridades israelenses

Avalie a matéria:
Ataques de Israel matou mais de 100 que buscavam ajuda humanitária | Reprodução AFP

Os Estados Unidos cobraram explicações de Israel após a morte de dezenas de pessoas em Gaza que tentavam conseguir ajuda humanitária. A situação foi descrita como crítica. 

O que aconteceu

Um incidente ocorreu durante a distribuição de comida em Gaza, onde 104 pessoas foram mortas. Fontes ligadas a Israel confirmam os tiros, no entanto, negam a responsabilidade e explicam que a busca por alimentos provocou pisoteamento.

Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, afirmou durante declaração a jornalistas, que o governo dos EUA está em comunicação com as autoridades israelenses desde o início do dia e que foi informado de que uma investigação está em curso. "Estaremos atentos ao desenrolar desta investigação e insistiremos por respostas claras", afirmou Miller.

Ele também enfatizou a urgência de obter informações detalhadas sobre o ocorrido e expressou condolências às famílias das vítimas. Miller fez um apelo a Israel para que permita a abertura de mais pontos de acesso em Gaza e assegure uma distribuição de ajuda humanitária segura e eficaz por toda a região.

Segundo Miller, o trágico incidente sublinha a grave situação humanitária em Gaza, que enfrenta um risco iminente de fome, conforme alertado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES