SEÇÕES

EUA usam personagem E.T. em campanha por saída voluntária de imigrantes

Embaixada americana no Brasil publica mensagem em português reforçando medidas contra imigrantes em situação irregular

Embaixada dos EUA no Brasil faz post sobre deportação | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez uma publicação inusitada nesta quarta-feira (23), utilizando o personagem E.T., do clássico filme de 1982, para orientar imigrantes ilegais a deixarem o país voluntariamente. A postagem, em português, traz uma imagem do extraterrestre ao lado da frase:

“Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa.”

A mensagem, acompanhada da marca do Departamento de Estado norte-americano, divulga o aplicativo CBP Home, ferramenta oficial que oferece auxílio para estrangeiros que optarem por retornar ao país de origem.

EUA usam personagem E.T. em campanha por saída voluntária de imigrantes - Foto: Reprodução

Aplicativo oferece ajuda e incentivo financeiro

O CBP Home faz parte de uma iniciativa dos Estados Unidos que busca estimular a autodeportação voluntária. De acordo com o site oficial, a proposta oferece passagem gratuita, perdão de eventuais multas por estada irregular e até um bônus de US$ 1 mil para ajudar no processo de retorno.

O programa é apresentado como uma “oportunidade histórica” para que imigrantes em situação irregular deixem o país “com dignidade e apoio”.

Endurecimento nas políticas migratórias

A publicação da embaixada acontece em meio a um cenário de endurecimento das regras migratórias nos EUA, intensificado desde a posse de Donald Trump, em janeiro.

Nos últimos meses, o governo americano tem adotado uma postura mais rigorosa em relação à entrada e permanência de estrangeiros, e a campanha nas redes sociais reflete essa estratégia.

Em outra postagem recente, a embaixada dos EUA no Brasil afirmou que a concessão de visto é um privilégio, e não um direito, reforçando a política de controle mais rígido nas fronteiras.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também