SEÇÕES

Filho de Nicolás Maduro atualiza estado de saúde do pai, preso nos EUA

O filho de Nicolás Maduro atualiza sobre a saúde do presidente venezuelano e Cilia Flores, detidos nos EUA sob acusação de narcoterrorismo. Saiba mais.

Filho de Nicolás Maduro atualiza estado de saúde do pai, preso nos EUA | Foto: XNY/Star Max/GC Images
Siga-nos no

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, permanecem em bom estado de saúde, mesmo após terem sido capturados pelos Estados Unidos no início de janeiro, segundo informou nesta segunda-feira (26/1) o filho do líder venezuelano, o deputado Nicolás Maduro Guerra, à mídia estatal do país.

Maduro Guerra se reuniu com o ministro do Poder Popular para as Comunas, Movimentos Sociais e Agricultura Urbana da Venezuela, Ángel Prado, e foi questionado sobre as condições dos pais, que estão detidos no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), em Nova York, desde o dia 3 de janeiro.

De acordo com o comunicado do ministro Prado nas redes sociais, o filho de Maduro declarou que o casal “está bem de saúde, muito atento ao país e confiante no povo que lutará e defenderá a paz e a integridade do território venezuelano”.

Maduro e Cilia foram capturados no início do mês durante uma operação militar norte-americana em Caracas, parte da chamada Operação Southern Spear, que, segundo os Estados Unidos, tinha como objetivo combater redes de tráfico de drogas na América Latina. As autoridades americanas acusam o ex-presidente e sua esposa de envolvimento com o que Washington classifica como “narcoterrorismo” e outros crimes federais.

Após a detenção, o casal foi transferido para os Estados Unidos, onde aguardam julgamento sob custódia no MDC, situado no bairro do Brooklyn, em Nova York.

Em uma audiência realizada dois dias após sua captura, Maduro declarou-se inocente das acusações, afirmando que foi sequestrado e negando participação nos crimes que lhe são imputados pelos americanos. Sua defesa contesta a legalidade da operação e alega que ele segue como presidente legítimo da Venezuela.

Até o momento, não há data definida para o início do julgamento de Maduro e Cilia Flores nos Estados Unidos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também