Um tenente-general da Rússia morreu nesta segunda-feira (22) após a explosão de um carro-bomba no sul de Moscou. A vítima, Fanil Sarvarov, dirigia um Kia Sorento, que explodiu em um estacionamento da capital russa.
Investigação em andamento
A informação foi confirmada pelo Comitê de Investigação da Rússia, que anunciou a abertura de um inquérito para apurar o “assassinato” do militar. Segundo o órgão, um artefato explosivo foi instalado sob o veículo e acionado em uma rua de Moscou. Sarvarov não resistiu aos ferimentos provocados pela explosão.
Possível ligação com a Ucrânia
De acordo com os investigadores, uma das linhas analisadas aponta para uma possível ligação com os “serviços especiais ucranianos”. Até a última atualização desta reportagem, o governo da Ucrânia não havia se manifestado sobre o caso.
Casos semelhantes desde o início da guerra
Desde o início da guerra da Ucrânia, em fevereiro de 2022, explosões envolvendo veículos de militares russos de alta patente vêm sendo registradas.
Outros atentados recentes
Abril de 2025: o general Yaroslav Moskalik, vice-chefe da Diretoria de Operações do Estado-Maior, morreu em uma explosão de carro-bomba nos arredores de Moscou.
Dezembro de 2024: o comandante das Forças de Defesa Radiológica, Química e Biológica, Igor Kirilov, morreu após a explosão de um patinete elétrico em Moscou. O atentado foi reivindicado pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).
Agosto de 2022: a filha de Alexander Dugin, considerado o “guru” do presidente Vladimir Putin, morreu em uma explosão de carro perto de Moscou.