Com o aumento das tensões na guerra tarifária com os Estados Unidos, o governo chinês emitiu dois alertas de risco para viagens ao país. Um dos comunicados, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Cultura e Turismo, cita a “deterioração das relações” bilaterais como motivo da medida.
"Recentemente, devido à deterioração das relações econômicas e comerciais entre China e EUA e à situação da segurança interna nos Estados Unidos, o Ministério da Cultura e Turismo alerta os turistas chineses para que avaliem cuidadosamente os riscos de viajar para os Estados Unidos e tomem cuidado", diz o comunicado.
Em outro comunicado, o Ministério da Educação da China orientou estudantes a avaliarem com cautela os riscos de estudar nos Estados Unidos. As recomendações surgem após a China elevar, nesta quarta-feira, as tarifas sobre produtos americanos para 84%.
No dia anterior, os EUA haviam anunciado um aumento das tarifas sobre produtos chineses para 104%, em resposta às retaliações de Pequim ao "tarifaço" de Trump da semana passada.