SEÇÕES

Governo Trump mobiliza “avião do juízo final”, visto sobrevoando Los Angeles; vídeo!

Foi confirmado que o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, estava a bordo. No entanto, o motivo do uso desse avião específico ainda não foi esclarecido.

Avião do Juízo Final | Foto: Reprodução/X/Airlinevideos
Siga-nos no

O “avião do juízo final” da Força Aérea dos Estados Unidos foi visto sobrevoando Los Angeles nesta quinta-feira (9). Trata-se do E-4B Nightwatch, aeronave que funciona como centro de comando aéreo em situações extremas. Foi confirmado que o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, estava a bordo. No entanto, o motivo do uso desse avião específico ainda não foi esclarecido.

O E-4B Nightwatch chamou atenção ao se aproximar do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX). Vídeos e transmissões ao vivo rapidamente se espalharam pelas redes sociais, especialmente no X, levantando questionamentos como “por que agora?” e “qual o motivo desse voo?”.

Posteriormente, diversos veículos de imprensa norte-americanos, com base em dados de rastreamento aéreo, confirmaram que o secretário de Defesa estava na aeronave. O voo partiu da Joint Base Andrews, próxima a Washington, e pousou em Los Angeles. Segundo informações, Hegseth participaria de reuniões relacionadas à área de defesa na Califórnia.

Aeronave baseada no Boeing 747

Apesar da confirmação da presença do secretário, não há explicação oficial para o uso do E-4B na viagem, e o Departamento de Defesa não comentou o assunto. 

Considerado uma das aeronaves mais estratégicas dos EUA, o E-4B Nightwatch funciona como centro de comando aéreo em emergências, é baseado no Boeing 747, protegido contra pulsos eletromagnéticos, possui sistemas avançados de comunicação e pode permanecer dias no ar com reabastecimento em voo.

Uso emergencial registrado apenas uma vez

A missão do E-4B é assegurar a continuidade do comando político e militar dos EUA em cenários extremos. Capaz de transportar até 110 pessoas, a aeronave foi usada em situação real apenas após os atentados de 11 de setembro de 2001. Ainda não há confirmação se o voo sobre Los Angeles teve caráter logístico, preventivo ou político, já que o “avião do juízo final” raramente é visto em operações públicas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também