SEÇÕES

Homem é preso em Portugal por oferecer recompensa para matar jornalista brasileira

O suspeito, identificado como Bruno Silva, ameaçou a Stefani Costa em setembro. Caso foi denunciado às autoridades portuguesas, com pedidos de apoio à embaixada do Brasil

Jornalista brasileira Stefani Costa | Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal
Siga-nos no

A Polícia Judiciária de Portugal prendeu Bruno Silva, um homem de 30 anos, de nacionalidade luso-brasileira, acusado de incitar ódio contra imigrantes nas redes sociais na manhã de terça-feira (21). O suspeito já possuía antecedentes criminais relacionados à discriminação e à incitação à violência.

Em publicações no X (antigo Twitter), Silva chegou a oferecer um apartamento em Lisboa a quem cometesse um massacre contra determinados cidadãos estrangeiros. Ele ainda prometeu um “bônus adicional de 100 mil euros” a quem atentasse contra a vida da jornalista brasileira Stefani Costa, correspondente de um portal em Lisboa.

As ameaças ocorreram em setembro, quando o caso foi denunciado às autoridades portuguesas, com pedidos de apoio encaminhados ao consulado e à embaixada do Brasil em Portugal. “Não é a primeira vez que recebo ameaças de morte; já aconteceu várias vezes”, declarou Stefani. “Inclusive, já fui agredida na rua por um eleitor do Chega, apenas por ser brasileira.”

 Jornalista Stefani Costa foi ameaçada de morte por extremista de direita em Portugal  (Foto: Reprodução)

Segundo a Polícia Judiciária, Silva está “fortemente indiciado por ter difundido nas redes sociais uma publicação na qual incita à violência contra um grupo de pessoas de nacionalidade estrangeira”. Ele será apresentado à Justiça na manhã desta quarta-feira (22) para aplicação de medidas de coação.

A última atividade de Silva no X ocorreu em 13 de setembro, quando compartilhou um post de brasileiros relatando casos de xenofobia em Portugal e comentou: “Nossa xenofobia tem sido um sucesso.” Em seu perfil, Silva se descreve como “etno-nacionalista”, “identitário” e “tradicionalista”, aparece em foto com a bandeira de Portugal e indica residir em Vila Real, no norte do país, além de se declarar “marido” e “pai”.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também