Em declaração neste domingo (09), o Ministro de Energia israelense Eli Cohen afirmou que Israel cortará o fluxo de eletricidade na Faixa de Gaza imediatamente.
Acabei de assinar uma ordem para a interrupção imediata da eletricidade na Faixa de Gaza. Operaremos todas as ferramentas que estão à nossa disposição para garantir o retorno de todos os reféns.
NEGOCIAÇÃO DE REFÉNS
A declaração ocorre enquanto as negociações sobre o acordo de reféns estão em andamento, e o Hamas pede o início “imediato” das conversas para a segunda fase do cessar-fogo de Gaza, ao qual Israel se opõe.
Israel quer estender a primeira fase do acordo para continuar a troca de reféns – mas sem qualquer compromisso de acabar definitivamente com a guerra.
Na semana passada, anunciou um bloqueio de toda a ajuda ao enclave para pressionar o Hamas a aceitar novos termos para uma extensão do atual acordo de cessar-fogo.
CESSAR-FOGO
Uma delegação do Hamas chegou ao Cairo na sexta-feira (07) para discutir o cessar-fogo e pressionar por uma potencial segunda fase do acordo.
Israel disse que “aceitou um convite” de mediadores apoiados pelos EUA para enviar uma delegação israelense a Doha na segunda-feira (10), “em um esforço para avançar as negociações”.