SEÇÕES

Israel cria nova “zona humanitária” em Gaza e pede evacuação imediata

Área designada inclui hospitais de campanha, aquedutos e centros de dessalinização; civis são orientados a evacuar imediatamente a Cidade de Gaza

Israel cria nova “zona humanitária” em Gaza e pede evacuação imediata | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Exército de Israel informou neste sábado (06/09) a criação de uma nova “zona humanitária” em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. A medida ocorre em paralelo à ofensiva militar para ocupar completamente a Cidade de Gaza, classificada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu como uma “etapa decisiva” na guerra contra o Hamas, grupo considerado organização terrorista por Israel, Estados Unidos, Alemanha e vários países muçulmanos.

Segundo comunicado militar, a nova zona contará com hospitais de campanha, aquedutos e instalações de dessalinização, além de garantir o fornecimento contínuo de alimentos, tendas, medicamentos e equipamentos médicos. “Diante da expansão da operação terrestre na Cidade de Gaza e da tomada de bastiões do Hamas como parte da Operação Carruagens de Gideão 2, o Exército anunciou a designação de uma zona humanitária em Khan Yunis”, diz a nota oficial.

Evacuação

Em mensagem publicada em árabe nas redes sociais, o porta-voz das Forças Armadas israelenses, Avichay Adraee, reforçou o apelo para que os habitantes deixem a Cidade de Gaza e se desloquem para a região de Mawasi, declarada oficialmente como “zona humanitária”. “Aproveitem a oportunidade e dirijam-se sem demora para a zona humanitária”, afirmou.

No ano passado, Israel já havia estendido até Khan Yunis a chamada área humanitária, que antes se limitava à faixa costeira de Mawasi, no sudoeste. A região abriga centenas de milhares de civis deslocados de diferentes partes de Gaza, que vivem em acampamentos em condições precárias, sem acesso a energia elétrica e água potável, enquanto buscam abrigo dos confrontos entre Israel e Hamas.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também