Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a região nordeste do Japão por volta das 11h da manhã desta sexta-feira (12/11), no horário local — 23h de quinta-feira (11/12), no horário de Brasília.
O tremor levou a Agência Meteorológica do Japão (JMA) a emitir um alerta de tsunami, com risco de ondas de até 1 metro de altura, entretanto, a medida foi retirada algumas horas depois.
Os abalos foram sentidos principalmente nas regiões de Aomori, Hokkaido e Iwate. O Instituto de Pesquisas e Prevenção de Desastres do Japão classificou o terremoto como intensidade 4, em uma escala nacional que vai de 1 a 7. Até o momento, não há registro de feridos.
Segundo tremor em menos de uma semana
Este é o segundo tremor significativo registrado no país nesta semana. Na segunda-feira (8/11), um terremoto de magnitude 7,6 atingiu a mesma região e obrigou mais de 90 mil pessoas a deixarem suas casas. Pelo menos 33 pessoas ficaram feridas, segundo informações da NHK, a emissora pública japonesa.
O Ministério da Educação do Japão informou que sete escolas públicas na província de Aomori sofreram danos, incluindo janelas quebradas.
Ao todo, 139 escolas foram fechadas temporariamente devido ao tremor. Milhares de moradores precisaram deixar suas residências, serviços ferroviários foram suspensos e diversas áreas enfrentaram falta de energia elétrica e abastecimento de água.