José Antonio Kast, candidato de direita, foi eleito novo presidente do Chile, neste domingo (14). Com 95,18% das urnas apuradas, Kast aparece na frente com 58,30% dos votos, de acordo com o Serviço Eleitoral (Servel) do país.
Segundo a agência de notícias Reuters, 15,6 milhões de eleitores estavam aptos a votar. A candidata de esquerda, Jeanette Jara, reconheceu a derrota.
A democracia falou forte e claro. Acabo de falar com o presidente eleito José Antonio Kast para desejar-lhe êxito pelo bem do Chile, escreveu ela no X (antigo Twitter).
VITÓRIA DA DIREITA
Kast já aparecia à frente de Jara desde o primeiro turno. Desde 2010, a direita e a esquerda se alternam no poder no Chile a cada eleição.
Jara é ex-ministra do Trabalho do atual governo do presidente Gabriel Boric, que representa uma coalizão de centro-esquerda. Ela venceu o primeiro turno, mas a soma dos votos da direita superou 50%, impulsionada por propostas de segurança pública.
PROBLEMAS NO PAÍS
Embora o Chile esteja entre os países mais seguros da região, 63% da população apontam a criminalidade como principal preocupação, segundo o Ipsos. Os homicídios cresceram 140% em dez anos, e o país registrou 868 sequestros em 2024, uma alta de 76% em relação a 2021.
Com informações do g1.