Judeus celebram hoje a chegada do ano 5771

Judeus celebram a chegada do ano 5771

Avalie a matéria:
|

Os judeus de todo o mundo, entre eles os quase 6 milhões que vivem no Estado de Israel, celebram a partir desta tarde a chegada do Ano Novo 5771 do calendário hebreu, que marca o aniversário da criação do mundo.

A festividade, que se prolongará durante vários dias, coincide neste ano com as vésperas da jornada de descanso sabático do judaísmo, caracterizada pela degustação de alimentos doces, símbolos de bons agouros e o som do "shofar", um instrumento musical feito com couro retorcido de carneiro.

Conhecido como "Rosh Hashaná", o Ano Novo é celebrado dois dias antes do começo do mês hebraico de "tishrei", conforme a tradição que data de 4.500 anos, quando a data era anunciada a partir de Jerusalém a todas as comunidades por meio de fogueiras.

A comemoração representa o início de uma série de dias, os "Yamim Noraim", ou "Dias de Penitência", que culminarão com o dia mais solene do calendário hebreu, o "Yom Kippur", no qual Deus decide quem será inscrito no "Livro da Vida".

Por esta razão e durante esses dias festivos e de reflexão, é costume escutar aos judeus religiosos saudando-os com bênçãos.

Entre outros hábitos desta tradição está acudir a fontes de água, como mares, rios ou mananciais para "desfazer-se dos pecados e imoralidades" do ano que chega ao fim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES