Polêmica: Michael Moore sobre selfie: “Reação de Michelle não tem preço”

“A reação de Michelle não tem preço”, disse Moore sobre o registro em que a primeira-dama aparece, com a fisionomia fechada.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cineasta Michael Moore comentou nesta quarta-feira no Twitter a polêmica envolvendo o presidente americano, Barack Obama, fazendo um "selfie" (autorretrato) durante uma cerimônia no estádio Soccer City, em Johannesburgo, em homenagem a Nelson Mandela, líder sul-africano morto na semana passada. "A reação de Michelle não tem preço", disse Moore sobre o registro em que a primeira-dama aparece, com a fisionomia fechada, ao lado do trio que faz o selfie: Obama, o premier britânico, David Cameron, e a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt.

O Tumblr "Selfies at Funerals", que postava fotos de pessoas fazendo "selfies" em velórios e funerais, resolveu voltar à atividade por mais um dia e fazer um último registro após o autorretrato de Obama e dos dois colegas. "Pretendia que o post abaixo (de 13 de novembro) fosse o último aqui, mas quando isso aconteceu no memorial a Nelson Mandela - não exatamente um funeral, para ser justo - decidi seguir em frente e levar o crédito por isso. Obrigado, mundo. E boa noite", escreveu o autor.

As críticas aos envolvidos no "selfie" polêmico pipocaram nas redes sociais na web. A maioria considerou a atitude desrespeitosa. No Twitter, o internauta James Armitage escreveu:

"Que idiotas egoístas fazem um selfie em um memorial? Oh, claro, Barack Obama e David Cameron."

Em mensagem direta a Cameron, Sarah McDermott tuitou: "Você tem precisamente zero de classe e decoro".

Roberto Schmidt, fotógrafo da AFO que fez o registro do "selfie" que correu o mundo, defendeu em blog da agência de notícias francesa o comportamento dos líderes mundiais:

"Fiz essas fotos de forma bem espontânea, sem pensar no impacto que elas poderiam ter. Àquela altura, pensei que os líderes mundiais estavam apenas agindo como seres humanos, como eu e como você. Duvido que uma pessoa ficasse totalmente como o rosto petrificado durante toda a cerimônia, enquanto dezenas de milhares de pessoas estavam celebrando no estádio. Para mim, o comportamento desses líderes durante o selfie parece perfeitamente natural".

A posição do fotógrafo coincidiu com a de outros internautas em redes sociais, que defenderam Obama e condenaram a repercussão que o caso tem tido:

Para o internauta Glen Wheeler, "Mandela deve ter adorado".

A revista americana "Harper"s Bazaar", afirmou que, depois de Obama, Helle e Cameron, repetindo um fenômeno ao qual até o Papa Francico aderiu, não há dúvida: "2013 é o ano do selfie".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES