Várias pessoas morreram e outras ficaram feridas depois que um motorista avançou contra a multidão durante um festival em Vancouver, no Canadá. De acordo com a polícia local, pelo menos nove mortes foram confirmadas.
Segundo informações da agência Reuters, o atropelamento aconteceu por volta das 20h deste sábado (26), no horário local de Vancouver, equivalente à meia-noite de domingo (27) em Brasília. A polícia informou que o caso não é tratado como um ato de terrorismo.
O motorista foi preso no local. Em postagem nas redes sociais, as autoridades confirmaram a detenção, mas não divulgaram a identidade do suspeito. A emissora CBC informou que se trata de um homem de cerca de 30 anos.
evento filipino
O atropelamento ocorreu durante as celebrações do Dia de Lapu-Lapu, evento que homenageia o líder filipino conhecido por resistir à colonização liderada pelo navegador português Fernão de Magalhães.
Em nota publicada nas redes sociais, o consulado das Filipinas em Vancouver manifestou "profunda preocupação e solidariedade" às vítimas.
"Enquanto aguardamos novas informações, oramos para que nossas comunidades se mantenham fortes e unidas, inspiradas pelo espírito de 'bayanihan' [termo filipino que simboliza cooperação e ajuda mútua]", disse o consulado.
De acordo com a CBC, o festival reuniu cerca de 100 mil pessoas ao longo do sábado, e o atropelamento aconteceu no momento em que o público já começava a se dispersar.
lapu-lapu
O Canadá abriga quase 1 milhão de cidadãos de origem filipina, representando aproximadamente 2,5% da população do país. Lapu-Lapu é considerado um herói nacional nas Filipinas e símbolo de resistência.
O prefeito de Vancouver, Ken Sim, se manifestou nas redes sociais:
"Estou chocado e profundamente triste com o trágico incidente no evento do Dia de Lapu-Lapu. Trabalharemos para fornecer mais informações o quanto antes. Nossos pensamentos estão com todos os afetados e com a comunidade filipina neste momento tão difícil."
Uma testemunha relatou à CTV News ter visto um carro preto circulando de maneira irregular na área do festival antes do atropelamento.
"Não consegui ver quem dirigia, só ouvi o motor acelerando", contou Yoseb Vardeh, co-proprietário do food truck Bao Buns, em entrevista ao Postmedia. "Saí do meu food truck, olhei para a rua e havia corpos por toda parte", disse ele, emocionado. "O veículo atravessou o quarteirão pelo meio da rua."
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, lamentou o ocorrido nas redes sociais:
"Fiquei devastado ao saber do terrível incidente no festival Lapu-Lapu em Vancouver. Estamos todos de luto."
A tragédia acontece dois dias antes das eleições nacionais no Canadá, marcadas para segunda-feira (28). O líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, também se pronunciou:
"Meus pensamentos estão com a comunidade filipina e todas as vítimas deste ato sem sentido."