MP da Venezuela convoca Guaidó por 'tentativa de golpe de Estado

Líder opositor é investigado por tentativas de 'golpe de Estado' e 'magnicídio' (assassinato de pessoa importante) contra Nicolás Maduro.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, foi convocado pelo Ministério Público para uma audiência na quinta-feira (2) no âmbito de uma investigação por tentativas de "golpe de Estado" e "magnicídio" (assassinato de pessoa importante) contra o presidente Nicolás Maduro.

"Queremos informar que como parte da investigação iniciada na semana passada por tentativa de golpe de Estado e magnicídio emitimos uma convocação para que compareça ao Ministério Público na próxima quinta-feira o cidadão Juan Guaidó", afirmou o procurador-geral, Tarek William Saab, em uma declaração exibida pelo canal estatal VTV nesta terça-feira (31).

crédito: Federico PARRA_AFP

EUA têm plano de transição

O anúncio da procuradoria acontece no dia em que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, deve apresentar um plano para a formação de um governo de transição na Venezuela, segundo a agência Associated Press.

O resumo da proposta afirma que o governo de Donald Trump está disposto a suspender sanções contra o país caso Maduro e Guaidó entreguem o poder a um conselho de estado de cinco membros para governar o país até que eleições presidenciais e parlamentares sejam realizadas no fim de 2020.

A agência afirma que quatro dos integrantes desse conselho seriam nomeados pela Assembléia Nacional, que é controlada pela oposição liderada por Guaidó. O quinto membro, que atuaria como presidente interino até a realização das eleições, seria nomeado pelos outros membros do conselho. Maduro e Guaidó não participariam do conselho.

A proposta americana será feita após o apelo de Guaidó para a formação de um "governo de emergência" que reunisse representantes de "todos os setores" para conter o avanço do novo coronavírus, que ameaça sobrecarregar o sistema de saúde e a economia já debilitada por anos de grave crise política.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES