Nasa envia galinha de borracha ao espaço

Estudantes do ensino médio enviaram a galinha com objetivo de estudar os efeitos da radiação

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Estudantes do ensino médio em Bishop, Califórnia, lançaram Camilla, um frango de borracha à estratosfera. O objetivo é estudar os efeitos da radiação solar a 40 quilômetros de altitude. Para isso, eles contaram com a ajuda do Observatório de Dinâmica Solar (SDO), da Nasa.

Com o formato de uma galinha, Camilla é um balão de hélio considerado o mascote do SDO. Ela foi escolhida para ser lançada durante uma tempestade solar para atrair a atenção dos estudantes da cidade de Bishop, que estão envolvidos com um projeto de astrobiologia.

O projeto foi criado em março, pouco tempo depois da tempestade solar de maior radiação alcançar a Terra desde 2003. Sensores para medir a radiação, câmeras, aparelhos de GPS, um termômetro, insetos e sementes de girassol foram lançados com Camilla.

Ela subiu durante duas horas. No ápice do voo, a carga estava acima de 99% da atmosfera da Terra. Então, Camilla alcançou a estratosfera, considerada a segunda camada da atmosfera, entre a troposfera e a mesosfera. Assim, a galinha presenciou uma temperatura que pode variar de 40 a 60 graus Celsius negativos e uma pressão de ar parecida com o que é encontrado em Marte.

Então, ela estourou a uma altitude de 40 quilômetros, onde foi exposta a uma alta energia solar. Como estava equipada com um paraquedas, ela voltou e trouxe todo o material para análise.

Para os alunos, este foi apenas um voo de reconhecimento e aprendizagem sobre tempestades solares. Ainda este ano, o grupo de Bishop pretende lançar micróbios para descobrir se eles podem viver à beira do espaço.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES