A NASA começou a preparar o foguete gigante Space Launch System (SLS) para a missão que fará o primeiro sobrevoo lunar de astronautas em mais de meio século. Os astronautas, no entanto, não irão orbitar a Lua nem pousar nela. A viagem de ida e volta poderá começar já em fevereiro.
O foguete, que mede 98 metros e pesa mais de 5 milhões de quilos, seguiu para a plataforma de lançamento neste sábado (17). A previsão é que o trajeto, de seis quilômetros, seja feito até o anoitecer. Veja fotos do foguete gigante ao final desta reportagem.
EVENTO AGUARDADO
Uma multidão de funcionários do centro espacial e seus familiares se reuniram no frio da madrugada para testemunhar o tão aguardado evento, adiado por anos.
Eles se aglomeraram antes da saída do SLS do prédio, construído na década de 1960 para abrigar os foguetes Saturno V que enviaram 24 astronautas à Lua durante o programa Apollo. A multidão em festa era liderada pelo novo administrador da NASA, Jared Isaacman, e pelos quatro astronautas designados para a missão.
FOGUETE SLS
O foguete e a cápsula tripulada Orion, que estava em cima dele, foram transportados a bordo de um enorme veículo de transporte usado durante as eras Apollo e dos ônibus espaciais. Ele foi modernizado para suportar o peso extra do foguete SLS.
O primeiro e único outro lançamento do SLS — que enviou uma cápsula Orion vazia para a órbita ao redor da Lua — ocorreu em novembro de 2022.
Esta missão é muito diferente, colocar a tripulação no foguete e levá-la ao redor da Lua, disse John Honeycutt, da NASA, na véspera do lançamento do foguete.