SEÇÕES

Netanyahu diz ter recomendado Trump para receber Prêmio Nobel da Paz

Premiê israelense indica Donald Trump ao Nobel da Paz por esforços no Oriente Médio. Encontro com Trump discute Gaza e Irã. Saiba mais!

Netanyahu indica Trump ao prêmio Nobel da Paz | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta segunda-feira (7) que indicou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Prêmio Nobel da Paz. A declaração foi feita durante um encontro entre os dois líderes na Casa Branca, em Washington.

Netanyahu entregou pessoalmente a Trump uma cópia da carta com a indicação, que, segundo ele, também foi enviada ao comitê do Nobel, sediado na Noruega. Até o momento, a organização não confirmou o recebimento do documento.

As indicações ao Nobel da Paz podem ser feitas por chefes de governo, parlamentares, reitores universitários e integrantes de tribunais internacionais, desde que acompanhadas de justificativas formais.

Segundo o premiê israelense, a indicação foi motivada pelos "esforços" de Trump para promover a paz no Oriente Médio.

Durante a visita, Netanyahu também revelou que Israel e os Estados Unidos estão dialogando com outros países para realocar palestinos que atualmente vivem na Faixa de Gaza. Essa foi a terceira visita oficial de Netanyahu a Washington desde o retorno de Trump à presidência, em janeiro.

O encontro entre os dois líderes, ainda em andamento até a última atualização, tem como principal pauta um possível acordo de cessar-fogo em Gaza, que incluiria a libertação de reféns. Outros temas relevantes, como o programa nuclear do Irã, também devem ser discutidos. Além disso, Trump pode ser questionado sobre uma publicação feita mais cedo em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também