Nova Iorque declara “emergência de desastre” após aumento de casos de Covid

A decisão faz com que o Departamento de Saúde local consiga priorizar os pacientes que testaram positivo para Covid-19

Avalie a matéria:
00 | Pixabay

A governadora de Nova Iorque, nos Estados Unidos, Kathy Hochul, emitiu uma declaração de "emergência de desastre", devido à forte alta no números de novos casos e internações relacionadas à Covid-19 no estado. 

A decisão faz com que o Departamento de Saúde local consiga limitar procedimentos não essenciais ou não urgentes nas unidades de saúde, para priorizar os pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus.

Nova Iorque toma precauções após aumento de casso de Covid-19 (Foto: Pixabay)

"Continuamos a ver sinais de alerta sobre altas [de casos] de Covid no inverno, e embora a nova variante Ômicron ainda não tenha sido detectada no estado de Nova York, ela está chegando. Hoje, eu assinei uma ordem executiva para ajudar o Departamento de Saúde a aumentar a capacidade hospitalar antes de potenciais picos", escreveu Hochul, no Twitter.

De acordo com a governadora, a ação permite que o estado compre insumos essenciais para o combate à doença. Hochul também pediu que as pessoas tomem o imunizante. "Se vacine e receba a dose de reforço assim que você puder", escreveu.

A medida foi tomada após todas as regiões do estado registrarem um aumento nos casos de Covid. Segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC), compilados pelo New York Times , a média móvel dos últimos catorze dias foi, na quinta-feira, de 6.666 casos diários. 

Já a média de internações, é de 2.846. No mesmo dia, também foram registradas 32 mortes, queda de 14% em relação aos números de 14 dias atrás.

Apesar da situação, a governadora destacou a alta adesão da população à vacinação. De acordo com o CDC, 90,3% dos moradores adultos do estado receberam pelo menos uma dose do imunizante, sendo que 80,5% já completaram o ciclo vacinal. No total, 77,5% das pessoas receberam ao menos uma dose, e 68,2% completaram o ciclo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES