Número de mortos na Síria em março foi o mais baixo desde 2011

Apesar da diminuição no número de vítimas, autoridades estão preocupadas com deslocamentos de refugiados durante pandemia do novo coronavírus.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A guerra na Síria matou 103 civis em março, informou nesta quarta-feira (1º) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). É o número mais baixo de mortes para o período desde o início do conflito, em 2011.

Segundo a ONG, 51 pessoas morreram em bombardeios e ataques aéreos do regime sírio. Os demais morreram em explosões de minas terrestres ou como alvo de "assassinatos" por motivos diversos.

Em fevereiro, 275 civis morreram simultaneamente à ofensiva do governo de Bashar Al-Assad contra a última grande fortaleza controlada por milícias rebeldes.

A guerra na Síria causou mais de 380 mil mortes em nove anos. O mês que registrou mais óbitos foi julho de 2016, quando 1.590 civis perderam a vida.

CRÉDITO: Omar Haj Kadour_AFP

Cessar-fogo

A última ofensiva contra a província de Idlib foi suspensa no início de março, após a entrada em vigor de um cessar-fogo negociado pela Rússia, aliada do regime, e pela Turquia, que apoia grupos rebeldes.

A operação em grande escala deslocou quase 1 milhão de pessoas da região entre dezembro e março, a maioria refugiada em acampamentos superlotados ou em campos abertos na fronteira com a Turquia.

Várias organizações não governamentais humanitárias estão preocupadas com o destino desses deslocados diante do avanço do novo coronavírus. Veja mais na reportagem abaixo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES