Obama se compromete a explicar espionagem ao governo brasileiro até quarta-feira, afirma Dilma

Em entrevista coletiva, chefe de Estado brasileira também deixa dúvidas sobre viagem os EUA

Avalie a matéria:
Dilma Rousseff e Barack Obama se cumprimentam | Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a explicar a espionagem ao governo brasileiro até a próxima quarta-feira (11), afirmou Dilma Rousseff nesta sexta-feira (6).

Dilma concedeu entrevista coletiva em São Petersburgo, na Rússia, durante a oitava reunião do G20. Ela e o mandatário norte-americano se encontraram durante a cúpula internacional.

A espionagem, descoberta no último domingo (1º), ameaça a viagem de Dilma para Washington, programada para o dia 23 de outubro, com honrarias de chefe de estado.

Segundo postagem no Twitter do Blog do Planato, Dilma disse, durante a coletiva desta manhã, que a visita depende das condições políticas a serem criadas por Obama.

Na última quinta-feira (5), a presidente cancelou a ida da comitiva que iria preparar a visita, o que reforça a ameaça de um cancelamento da viagem de outubro. Caso isso ocorra, o Brasil tem mais a perder do que a ganhar, avaliam especialistas.

Os presidentes têm um encontro garantido no dia 24 de setembro, em Nova York, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. Lá, Dilma diz que irá "propor uma nova governança contra invasão de privacidade".

A presidente aproveitou para criticar a intervenção na Síria pretendida pelos Estados Unidos.

? O Brasil não reconhece uma ação militar na Síria sem a aprovação da ONU.

Anteriormente, na quinta-feira (5), Ben Rhodes, vice-assessor de segurança para comunicações estratégicas da presidência americana, havia dito que Obama iria buscar no encontro com Dilma "que os brasileiros tenham um melhor entendimento sobre o que fazemos e o que não fazemos, para entender melhor suas preocupações."

O assessor da Casa Branca disse também que "a relação com o Brasil é muito importante (para os EUA), não apenas nas Américas, mas no mundo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES