Panamá cria rodízio entre homens e mulheres

Aos domingos, todos terão que ficar em casa, disse o presidente Laurentino Cortizo em um comunicado pelo Twitter.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Panamá instituiu um rodízio entre homens e mulheres como resposta à pandemia de coronavírus. Um decreto publicado na segunda-feira (30) separa os dias da semana em que cada grupo poderá circular.

Mulheres poderão sair às ruas às segundas, quartas e sextas. Já os homens terão permissão para circular às terças, quintas e sábados. Aos domingos, todos terão que ficar em casa, disse o presidente Laurentino Cortizo em um comunicado pelo Twitter.

Mapa do Panamá com os locais para atendimento de pacientes com Covid-19 - Crédito: Luis Acosta_AFP

Em nota, o governo panamenho esclareceu que a medida foi tomada porque os cidadãos do país seguem com suas atividades apesar da quarentena obrigatória instaurada na semana passada. A restrição de circulação começa a contar a partir de primeiro de abril.

"As autoridades de Saúde reiteram que nenhum país está totalmente preparado para combater o vírus se sua população não assume a responsabilidade de proteger a saúde individual e coletiva de seus habitantes", diz o comunicado.

Além disso, as pessoas só poderão sair às ruas por duas horas por dia para comprar alimentos e remédios, segundo o presidente Cortizo.

Quarentena obrigatória

O Panamá está em quarentena total e obrigatória desde 25 de março, com a exceção de profissionais considerados essenciais, como os de saúde, de segurança e abastecimento. A medida foi anunciada para conter a rápida expansão do novo coronavírus.

O país tem, até o momento, mais de 1 mil infectados e 27 mortos por Covid-19, de acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES