SEÇÕES

Papa Francisco é sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore; funeral reúne 400 mil pessoas

O túmulo do Papa Francisco será aberto para visitação pública a partir do dia 27 de abril.

O caixão do Papa Francisco é visto em frente ao Coliseu enquanto é transportado da Basílica de São Pedro para a Basílica de Santa Maria Maggiore, durante a cerimônia fúnebre em Roma. | — Foto: Stefano Rellandini / AFP
Siga-nos no

O funeral do Papa Francisco foi realizado neste sábado (26), com início na Missa das Exéquias e encerramento com o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

líderes mundiais

A cerimônia religiosa ocorreu na Praça de São Pedro e reuniu cardeais, chefes de Estado e autoridades internacionais, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o príncipe William. 

O funeral do Papa Francisco reuniu aproximadamente 400 mil pessoas na Cidade do Vaticano neste sábado (26), segundo informações do ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi.

De acordo com o balanço, cerca de 250 mil fiéis se concentraram na Praça de São Pedro, enquanto outros 150 mil acompanharam a cerimônia nas ruas próximas. Muitos chegaram ainda durante a madrugada, e alguns passaram a noite nas imediações.

"Estimamos não menos que 400 mil pessoas entre a Praça de São Pedro e as ruas próximas", afirmou Piantedosi ao programa TG5, da TV italiana.

Após a missa, o Vaticano deu início ao cortejo fúnebre. O corpo de Francisco foi levado em direção ao túmulo de São Pedro, dentro da basílica, em um gesto simbólico pela continuidade da missão apostólica. Em seguida, o caixão foi transportado no papamóvel, que percorreu diversas ruas de Roma em velocidade reduzida, sob aplausos das pessoas que se reuniram para prestar homenagens.


o SEPULTAMENTO


O corpo do Papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. O rito de sepultamento começou às 13h (horário local) — 9h no horário de Brasília — e durou cerca de 30 minutos.

A cerimônia foi conduzida pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell e teve caráter reservado, sem transmissão ao público, com a presença apenas de sacerdotes e familiares do Papa.

Antes do sepultamento, o caixão foi levado em cortejo pelo papamóvel pelas ruas de Roma, passando por pontos históricos como o Coliseu, o Fórum Romano e a Igreja Il Gesù, sede dos jesuítas, ordem religiosa da qual Francisco fazia parte.

Já na Santa Maria Maggiore, o caixão fez uma breve parada diante do ícone de Maria, onde Francisco costumava rezar. Crianças também levaram flores brancas ao altar.

Francisco faleceu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC e de insuficiência cardíaca.

O funeral marcou o início do "Novendiali", o período de nove dias de orações em homenagem ao Papa.

Cerca de 50 chefes de Estado participaram da missa de despedida, entre eles o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente argentino Javier Milei.

Ainda neste sábado, às 16h (horário local), será realizada a oração do Rosário em frente à Basílica de Santa Maria Maggiore. A visitação pública ao túmulo de Francisco será aberta a partir deste domingo (27)

Caixão de papa Francisco chega à basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma — Foto: Claudia Greco/Reuters 

Funeral de João Paulo II

O funeral de João Paulo II, em abril de 2005, segue como um dos maiores eventos da história da Igreja Católica. Naquela ocasião, Roma recebeu cerca de quatro milhões de peregrinos, e a Praça de São Pedro abrigou aproximadamente 300 mil pessoas.

A cerimônia foi transmitida para mais de um bilhão de telespectadores em todo o mundo e reuniu representantes de 138 países com laços diplomáticos com o Vaticano. O evento contou ainda com a presença de mais de 200 chefes de Estado e governo, além de líderes religiosos e diplomáticos, configurando uma das maiores reuniões internacionais fora da ONU.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também