O papa Francisco emocionou os fiéis ao participar da celebração do Domingo de Ramos, neste domingo (13), na Praça de São Pedro, no Vaticano. Aos 88 anos e ainda com aparência frágil, o pontífice, que se recupera de uma longa internação por dupla pneumonia, apareceu sem auxílio de oxigênio e demonstrou melhora ao saudar os presentes com voz mais firme.
"Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!", bradou Francisco, com a voz fraquejando ainda um pouco ao fim.
A presença do papa Francisco na celebração surpreendeu os fiéis, já que sua participação não era esperada. Embora apresente sinais de melhora, sua presença nas cerimônias da Páscoa ainda é incerta. Segundo o Vaticano, a decisão dependerá “do clima”.
A celebração do Domingo de Ramos foi presidida pelo cardeal Leonardo Sandri, enquanto a homilia, redigida pelo próprio Francisco, trouxe agradecimentos pelas orações dedicadas à sua recuperação.
"Irmãos e irmãs, muito obrigado pelas orações. Neste momento de fraqueza física, eles me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Rezo também por vocês e peço que confiem a mim ao Senhor todos aqueles que sofrem, especialmente aqueles afetados pela guerra, pela pobreza ou pelas catástrofes naturais".
O papa também dedicou orações às vítimas do desabamento de uma boate na República Dominicana e fez um apelo pela paz em várias regiões do mundo, incluindo Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar.