SEÇÕES

Papa Leão XIV pede fim da “barbárie da guerra” após ataque à igreja em Gaza

Três pessoas morreram em bombardeio israelense contra paróquia no território palestino

Papa Leão XIV pede fim da "barbárie da guerra" após ataque à igreja em Gaza | Foto: Reprodução/Vatican Media
Siga-nos no

O Papa Leão XIV fez um apelo pelo fim da "barbárie da guerra" neste domingo (20), ao se referir a um ataque israelense à única igreja católica da Faixa de Gaza. O bombardeio à Igreja da Sagrada Família, na última quinta-feira (17), deixou três mortos e vários feridos, incluindo o pároco. 

A explosão danificou o telhado próximo à cruz principal, queimou a fachada de pedra e quebrou janelas. Após a oração do Angelus, o Papa leu os nomes das vítimas.

Apelo à comunidade internacional para que observe o direito humanitário e respeite a obrigação de proteger os civis, bem como a proibição da punição coletiva, do uso indiscriminado da força e do deslocamento forçado da população, disse ele. 

Israel lamentou ataque à igreja

O gabinete do premiê Benjamin Netanyahu lamentou o ataque à Igreja da Sagrada Família, em Gaza, atribuído a uma munição perdida, e classificou como tragédia a morte de civis inocentes. As vítimas foram identificadas como Saad Salameh, Foumia Ayyad e Najwa Abu Dawood. 

A igreja já havia sido alvo de outro ataque em dezembro de 2023, quando duas mulheres foram mortas por um atirador israelense. Conhecida por seu vínculo com o papa Francisco, a paróquia mantinha contato frequente com ele durante o conflito. Acredita-se que apenas cerca de mil cristãos viviam em Gaza antes dos ataques de 7 de outubro, sendo um território predominantemente muçulmano.

 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também