Neste domingo (11), durante sua primeira oração dominical diante de uma multidão na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Leão XIV fez um apelo por uma paz duradoura na Ucrânia e por um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
Que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil, que sejam libertados todos os reféns, disse, referindo-se à situação em Gaza. O pontífice também celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.
Ao clamar por paz, Leão XIV recordou que a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim há 80 anos, deixando cerca de 60 milhões de mortos.
No cenário dramático de uma Terceira Guerra Mundial, como várias vezes afirmou o papa Francisco, eu também gostaria de me dirigir às autoridades do mundo, repetindo um apelo sempre atual: guerra nunca mais.
Quantos outros conflitos existem no mundo? Confio à Rainha da Paz esse meu apelo, para que ela o apresente ao senhor Jesus para obter o milagre da paz, disse o papa.
Às 7h deste domingo (meio-dia no horário local), o papa apareceu no Balcão das Bênçãos para recitar a oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria. Essa oração substitui o Angelus durante o tempo pascal. O novo papa também fez uma saudação a todas as mães.