Presidente da Coreia do Sul é flagrado xingando o Congresso dos EUA

A declaração causou um mal estar na boa relação entre os países, que é fortalecida pelo enfrentamento à Coreia do Norte.

Presidente da Coreia do Sul é flagrado xingando o Congresso dos EUA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, foi flagrado ofendendo o Congresso dos Estados Unidos após breve encontro com o presidente americano, Joe Biden, em um evento do Fundo Global em Nova York, nesta quinta-feira (22).

Ao final da reunião, que aconteceu às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas, uma emissora de televisão sul-coreana filmou Yoon conversando com seus assessores enquanto os microfones ainda estavam abertos.

Presidente da Coreia do Sul é flagrado xingando o Congresso dos EUA (Foto: Divulgação/LUDOVIC MARIN/AFP )"Como Biden não vai ficar mal se esses filhos da puta não aprovarem [sua proposta de aumentar sua ajuda financeira ao Fundo Global] no Congresso?", disse o presidente a assessores em Nova York na quarta-feira, após uma foto no Fundo Global, organizado à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

A declaração causou um mal estar na boa relação entre os países, que é fortalecida pelo enfrentamento à Coreia do Norte – atualmente mais de 27 mil soldados americanos estão alocados na capital sul-coreana para combater eventuais ameaças vindas de Pyongyang.

Leia Mais

Em resposta, um funcionário de alto escalão do gabinete de Yoon disse a repórteres que os comentários feitos pelo chefe de Estado não eram oficiais, completando ser inapropriado considerar o incidente como um problema para as relações diplomáticas do líder nacional.  

O deslize cometido abriu margem para críticas de partidos da oposição. Para o líder do Partido Democrata da Coreia do Sul, “a linguagem grosseira de Yoon causou um grande incidente diplomático”.  

Por meio de comunicado, a Casa Branca, por sua vez, se limitou a dizer que os líderes se reuniram para discutir uma cooperação a respeito da ameaça da Coreia do Norte.  

“A conversa faz parte de uma ampla gama de questões prioritárias, incluindo a resiliência da cadeia de suprimentos, tecnologias críticas, segurança econômica e energética, saúde global e mudanças climáticas", diz nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES