Primeiro caso de cachorro com varíola dos macacos é relatado na França

Vírus que acometeu o cão é geneticamente igual ao que infectou um de seus donos.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo publicado na revista científica "The Lancet" apresentou o primeiro caso de um cachorro infectado pela varíola dos macacos. A infecção foi registrada na França. A hipótese é de que ele tenha contraído a doença de seus donos.

De acordo com o relato do caso publicado na quarta-feira (10), os tutores do animal são dois homens. O casal homossexual, que não tem uma relação monogâmica, dormia junto com o cachorro. O pet desenvolveu as lesões 12 dias depois de seus donos. Da raça galgo italiano, o animal é um macho de quatro anos de idade. Ele apresentou lesões muco cutâneas, incluindo pústulas no abdômen e uma ulceração anal fina.

Cachorro com varíola dos macacos desenvolveu lesões cutâneas (Foto: reprodução)

De acordo com os cientistas, o vírus que infectou um dos pacientes era 100% compatível geneticamente com o do cão. Os pesquisadores relatam que os tutores evitaram que o cão entrasse em contato com outros animais de estimação ou humanos desde o início de seus próprios sintomas.

Em países onde a variola dos macacos é endêmica, apenas animais selvagens (roedores e primatas) foram vetores de transmissão do vírus da varíola dos macacos.

Até então, a infecção entre animais domésticos nunca havia sido relatada. No entanto, nos EUA já foi registrada a transmissão do vírus em cães da pradaria, uma espécie de roedor, e na Europa, em primatas em cativeiro que tiveram em contato com animais infectados importados.

Ainda de acordo com os pesquisadores, a descoberta fomenta o debate sobre a necessidade de isolar animais de indivíduos que testaram positivo para a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES