SEÇÕES

Reação da embaixadora da Ucrânia chama a atenção no bate-boca entre Trump e Zelensky

A embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, que, visivelmente desapontada durante bate-boca entre os presidentes dos EUA e da Ucrânia.

Zelensky e Trump em bate-boca nesta sexta-feira. | Foto: SAUL LOEB / AFP
Siga-nos no

A reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na última sexta-feira (28), na Casa Branca, terminou em um acalorado bate-boca. O episódio chamou atenção pela reação da embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, que, visivelmente desapontada, abaixou a cabeça e levou as mãos ao rosto.  

📍O QUE GEROU O CONFLITO?

A tensão começou quando Trump foi questionado sobre sua aproximação com a Rússia e a Polônia. Durante a discussão, o presidente americano elevou o tom contra Zelensky, pressionando-o a aceitar um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia, que começou em 2022 após a invasão russa.  

"Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump a Zelensky.

💰 INTERESSES ECONÔMICOS

Além do cessar-fogo, Trump defendeu um acordo de exploração de terras raras na Ucrânia, recursos estratégicos conhecidos como o "ouro do século 21". O leste do território ucraniano, que está sob ocupação russa, é rico nesses minerais valiosos.  

Antes do confronto com Zelensky, Trump havia classificado o acordo como "bem justo" e um "grande compromisso" para os EUA, ressaltando que manteve boas discussões com Vladimir Putin nos últimos dias.  

⚠️ DISCUSSÃO ACALORADA E SAÍDA ABRUPTA DE ZELENSKY

Nos últimos 10 minutos da reunião, Zelensky expressou dúvidas sobre a confiabilidade do compromisso de Putin em encerrar a guerra, chamando o líder russo de "assassino". O vice-presidente dos EUA, JD Vance, rebateu:  

"Senhor Presidente, com todo o respeito. Acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval e tentar debater isso diante da mídia americana". 

Ao tentar responder, Zelensky foi interrompido por Trump, que levantou a voz e afirmou que a postura do líder ucraniano colocava o mundo à beira da Terceira Guerra Mundial.  

📌 REAÇÃO DOS EUA

Após o bate-boca, Zelensky tentou retomar o encontro, mas foi informado que Trump queria sua saída "imediata" da Casa Branca. O assessor Waltz e o secretário de Estado Marco Rubio comunicaram a decisão à delegação ucraniana.  

Na sequência, Trump publicou na rede social TruthSocial que Zelensky teria desrespeitado os EUA e só poderia voltar quando estivesse pronto para a paz.  

🔥 IMPACTOS DO CONFLITO DIPLOMÁTICO

A crise entre os líderes pode resultar na interrupção da ajuda militar americana à Ucrânia, segundo fontes do governo. Enquanto isso, a Rússia lançou um ataque à cidade de Kharkiv, a segunda maior do país, intensificando ainda mais a tensão na guerra.

Com informações do g1

Tópicos
Carregue mais
Veja Também