Durante sua visita oficial à Itália, o rei Charles III e a rainha Camilla fizeram uma visita surpresa ao Papa Francisco na tarde de quarta-feira (9), no Vaticano. O encontro, que não constava na agenda oficial da realeza britânica, aconteceu na residência do Pontífice, na Casa Santa Marta, onde ele se recupera de uma grave pneumonia.
Inicialmente, uma audiência formal havia sido descartada devido ao delicado estado de saúde do Papa, de 88 anos. No entanto, o Vaticano informou que o encontro aconteceu em clima de cordialidade e celebração. Francisco aproveitou a ocasião para parabenizar o casal pelo 20º aniversário de casamento, comemorado na mesma data, e recebeu votos de pronta recuperação por parte dos monarcas britânicos.
“O rei e a rainha ficaram felizes por o Papa estar suficientemente bem para recebê-los — e gratos pela oportunidade de cumprimentá-lo pessoalmente”, afirmou o Palácio de Buckingham em nota.
Francisco havia recebido alta do hospital Gemelli, em Roma, no dia 23 de março, após cinco semanas internado para tratar a infecção pulmonar. Desde então, permanece em repouso domiciliar, sob recomendação médica de pelo menos dois meses de recuperação.
A visita ao Vaticano ocorreu um dia após Charles fazer história ao se tornar o primeiro monarca britânico a discursar em uma sessão conjunta do parlamento italiano — surpreendendo os parlamentares ao se comunicar fluentemente em italiano.
O casal real chegou à Itália na segunda-feira (8) para uma visita de Estado de quatro dias. Charles e Camilla assumiram publicamente o relacionamento em 1999 e oficializaram a união em 9 de abril de 2005, em uma cerimônia civil seguida de bênção religiosa na Capela de São Jorge, em Windsor. Com a ascensão de Charles ao trono em 2022, Camilla passou a ser oficialmente reconhecida como rainha.