A primeira rodada de votação do conclave que vai escolher o sucessor do Papa Francisco terminou sem consenso nesta quarta (7). Às 16h (horário de Brasília), a chaminé da Capela Sistina emitiu fumaça preta, sinal de que nenhum dos 133 cardeais reunidos chegou à maioria necessária para eleger o novo pontífice.
2º dia
🕊️ A partir desta quinta-feira (8), haverá até quatro rodadas diárias de votação no Vaticano, com horários fixos para possíveis sinais de fumaça, dependendo da ocorrência ou não de uma decisão.
Programa
Os próximos horários previstos para término das votações (horário de Brasília) são: 5h30 e 12h30 — apenas com fumaça em caso de decisão —, e 7h e 14h, com sinal visível sempre, seja branco ou preto. A expectativa é que o processo se estenda por alguns dias, como já ocorreu em conclaves anteriores.
Apuração
Recolhidas todas as cédulas, um escrutinador agita a urna, transfere as cédulas para um segundo recipiente e outro cardeal as conta. Dois escrutinadores anotam os nomes, enquanto um terceiro os lê em voz alta e perfura as cédulas com uma agulha no ponto em que está a palavra "Eligo". Em seguida, revisores comprovam que não foram cometidos erros. (Fonte: Exame)